31 de março de 2011

Comportamento Felino: gatos não são animais agressivos!!!


"Sou como você me vê.

Posso ser leve como uma brisa 
ou forte como uma ventania, 
Depende de quando e como você me vê passar."



Já falei sobre a Benta e seu temperamento difícil. Isso  sempre me preocupou, desde o primeiro dia, pois fiquei com receio dela não conseguir ser adotada por causa do seu jeito. Nessas semanas tentei me aproximar ao máximo para que a Benta sentisse segura ao meu lado. Foram muitos fuuuuuzzz e muitos arranhões... e finalmente muitos cafunés e ronrons!!! 


É possível mudar? Eu diria que sim! ;-)


A Benta tem medo... medo de sofrer e de ser maltratada. Não é porque ela não quer carinho, mas ela simplesmente tem medo das pessoas!!! Tem receio do que possa acontecer e isso toma conta dela. 


Atualmente a Benta não faz mais "fuuuz..." para mim. Pelo contrário, ela custa a sair do meu colo, dorme, rorona sem parar, se esfrega em mim. Agora quando ela escuta minha voz vindo do corredor, ela corre para porta para me esperar. Enquanto eu arrumo a caixa de areia deles ou quando coloco comida, a Benta fica do meu lado. Ou seja, penso que com dedicação e amor é possível SIM!!! 


É importante frisar que um gatinho agressivo é um problema e gera transtornos para quem oferece o lar temporário, para o futuro proprietário e para eles próprios. Por isso devemos evitar o reforço negativo do comportamento agressivo do gatinho. 

Como uma admiradora de Skinner sou adepta, em diversos casos, da teoria comportamental. Por isso procurei usar o comportamento e o reforço positivo com a pequena Benta.

Para explicar melhor e de uma forma bem superficial colocarei os significados:  
*** Reforço: é qualquer operação que altere a chance de uma resposta ocorrer no futuro. 
*** Reforço positivo: é uma operação em que um evento produzido por uma resposta aumenta a probabilidade desta resposta ocorrer no futuro.
*** Se por um lado o reforço positivo é marcado pela produção de um evento, o reforço negativo é marcado pela eliminação de um evento. Os analistas do comportamento chamam de estímulo aversivo o evento que é eliminado no reforçamento negativo. 

Como disse, de uma forma bem simplória, tentei usar com a Benta o reforço positivo: oferecendo comida pastosa em sachê após tomar o medicamento (momento stress), fazendo carinho e brincando com ela, deixando ela se aproximar de mim e não o contrário. 

Para Benta o momento mais tenso do dia é quando alguém tenta pegá-la no colo. Ela se apavoram, foge e esconde embaixo da cama. Por isso, para que ela não associasse esse momento de stress comigo, eu pedi para meu marido pegá-la sempre que a Benta fosse tomar o remédio. Com certeza, a partir desse momento ela começou a ficar mais tranquila ao meu lado e isso possibilitou que eu me aproximasse ainda mais dela.

Acima de tudo, acredito que é preciso comprometimento e dedicação por parte de quem cuida de um gatinho agressivo.  É um processo que envolve um olhar mais atento ao gatinho e principalmente uma disposição para a aprender a interagir de outras maneiras com ele. 

DICAS:

*** Gatos que não tiveram o contato com seres humanos durante o período crítico de aprendizagem, que é do nascimento até cerca de 14 semanas, terão muitas dificuldades para se se adaptarem ao convívio humano.
***  O contato diário por meio de carinho (contato físico, cafuné, colocar no colo, etc) em gato filhote favorece socialização e com isso ele interage mais rapidamente com o ambiente, de uma maneira mais pacífica.

*** É importante que o convívio seja com as pessoas desde cedo, estimulando os gatinhos com jogos e brinquedos, e nunca com as mãos ou pés.

*** Os gatinhos, apesar de “independentes”, são sensíveis e precisam – apesar de muitas vezes parecer o contrário – de todo o carinho e atenção do mundo. 

*** É importante que o dono perceba mudanças sutis de comportamento, que podem indicar o início de um problema médico ou comportamental. Procure observar: miados incomuns, isolamento ou apatia, falta de apetite.
*** Os gatos não são animais agressivos e só atacam quando se sentem ameaçados e não podem fugir para nem lugar seguro. A atitude normal de um gato ameaçado é esconder-se do perigo e não responder com uma ameaça.

*** Florais podem ajudar no comportamento, mas devem ser indicados por especialistas.

Benta no colo
Benta dormindo e ronronando

Benta e Rosinha: dividindo a atenção
Benta com olhar de: E eu???

2 comentários:

  1. Olá Roberta!!!
    Adorei seu blog! É muito bom saber que os lindinhos estão cada vez melhores! Mais uma vez, parabéns pela sua iniciativa e seu carinho com eles! E como está a relação entre seu filho e os novos hospédes? Já passaram do momento de adaptação e estão se dando bem? E a Vida, você tem notícias dela? Estou acompanhando muito sua história e como está sendo a experiência de um lar temporário. Um grande abraço e bom fim de semana!
    Ass: Ludmylla.

    ps. Eu sou mãe postiça de gatos, porque eles não moram comigo, moram na casa do meu namorado e sou irmã de 4 cachorras!!! rsrs
    3 de porte pequeno e uma de porte grande!

    ResponderExcluir
  2. Olá Ludmylla!
    Nesses últimos dias passamos por mudanças aqui.
    Os meninos foram castrados e foram para outro lar temporário, para ficar longe das irmãs. A Benta e a Rosinha entraram no pré Cio e estão com Mastite. Elas continuam em tratamento.
    Quanto ao meu filho único, antes dos meninos irem embora, eles estavam até brincando já. Ele está adorando a companhia. Mas sente ciúmes ainda, principalmente do Pai... rsrs...
    A Vida ainda está em tratamento e fará uma cirurgia para tratar das patinhas da frente.
    Obrigada por acompanhar o Blog. Bjs, Ro

    ResponderExcluir